Pastor Elcio Lourenço

Mensagens do Eterno para o seu coração

Textos


DISCIPLINA ESPIRITUAL

Por: Pastor Elcio Lourenço. Pastor desde 1968.

www.pastorelcio.com


O apóstolo Paulo, como sabemos, era inicialmente voltado à defesa do judaísmo tradicional, perseguindo aqueles “do caminho” - como eram denominados os primeiro cristãos. Mas, ao se encontrar com Cristo quando ia para Damasco, passou a defender a liberdade de uma vida oferecida por Jesus:


Se, pois o Filhos vos libertar, verdadeiramente serei livres (João 8:32).


Muitos, entretanto, consideram que a liberdade da dispensação da graça representa um salvo-conduto para erros, displicência ou relaxamento espiritual. No que estão enganados.


Mesmo que salvos pela fé, algo que não se baseia em obras, temos o mandamento do Mestre - numa mensagem que não revoga a lei, mas a refina. Assim, quanto ao pensar e sentir, Jesus relata o comportamento esperado de nós:


...Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. ...
....Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. ...
...Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5:1-48).


A luz precisa brilhar sempre, de modo que um servo de Deus não possui esta condição apenas na igreja, mas no trabalho, na escola, em todos os lugares.

O sal não possui utilidades alternativas, como a areia, a cal, ou as pedras. Ou ele tem sabor e melhora os alimentos, ou é inútil, de modo que os filhos de Deus precisam transferir ao mundo (sem direção) uma dimensão eterna, que somente Deus oferece.

Paulo, dois mil anos atrás, já advertia os cristãos, em sua carta aos Gálatas, para que a liberdade não fosse utilizada de forma errada:

   Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
   Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Gálatas 5:13-14).

Ter liberdade é ter liberdade em todos os sentidos, e agir de forma diferente da vontade de Deus é reduzir essa liberdade, pois o Senhor somente nos mostra os melhores caminhos.

O mesmo Paulo foi enfático ao dizer que “tudo lhe era permitido, mas que nem tudo lhe era conveniente”, por isso não se deixaria prender por qualquer coisa ligada ao erro (I Coríntios 6:12). Isso se chama DISCIPLINA ESPIRITUAL.

A Palavra de Deus nos apresenta um belíssimo exemplo dessa disciplina, nascida da orientação militar daquele centurião romano, que procurou a Jesus para a cura de seu criado, cuja atitude foi traduzida por algo maior “uma fé inigualável”:

E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. (Mateus 8:5-10).

Andar com Deus é percorrer um caminho estreito, o que não significa dizer que há nele limitações físicas, pois Deus é absoluto, mas sim que ele respeita normas, tal qual acontece no meio militar brasileiro, por exemplo, pois os que o escolhem são alistados e devem cumprir seu dever:

Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. (II Tm 2: 4-5).


Pastor Elcio Lourenço. Pastor desde 1968.
www.pastorelcio.com










Pastor Elcio
Enviado por Pastor Elcio em 25/03/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras